Redepaz » Encontro 2002  »  
Relatórios Fotos Paz e Cidadania Global Programa Organizadores

Paz e Cidadania Global

O PAPEL DA EDUCAÇÃO 
NA CONSTRUÇÃO DE 
UMA CULTURA DE 
PAZ E NÃO VIOLÊNCIA 

COMPARTILHAR CONHECIMENTO E HABILIDADES PARA 
LIDAR COM AS DIVERSAS
DIMENSÕES DA
EXPERIÊNCIA HUMANA.
FESTEJAR A
 DIVERSIDADE E DESCOBRIR A INTERCONEXÃO 
ENTRE TODAS AS FORMAS
DE VIDA E ENTRE 
OS POVOS DO MUNDO
MOVIMENTO GLOBAL
PARA SE ESTABELECER 
AS BASES, VISÃO E
VALORES, DE UMA
SOCIEDADE MUNDIAL
DESENVOLVER ESPAÇOS
DE DIÁLOGO, INSIGHTS,
FORMAÇÃO DE CONSENSO
ESTIMULAR A CRIAÇÃO
DE COMUNIDADES
MUNDIAIS DE
APRENDIZAGEM E AÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE
PROGRAMAS DE
EDUCAÇÃO PARA A PAZ 
EM ESCOLAS, MÍDIA,
 COMUNIDADES

 

INTERCONEXÃO GLOBAL
A Construção de uma Cultura de Paz e Não-Violência é o grande desafio que a humanidade está enfrentando hoje. Ela inclui amplas e profundas mudanças  nas relações humanas. Ela desafia nosso conhecimento e nossa capacidade de lidar com a multidimensionalidade do nosso ser e com o caráter interdependente de nossa experiência. 

SOCIEDADE PLANETÁRIA
O movimento para mudar as bases da nossa civilização é um movimento global que procura estabelecer os alicerces, novas visões e valores, capazes de dar sustentação à emergente sociedade planetária.

DÉCADA PARA A CULTURA DE PAZ
MACRO TRANSIÇÃO

As Nações Unidas declararam os anos 2001-2010 a “Década para a Cultura de Paz e Não-Violência”, e criaram um programa sob responsabilidade da UNESCO. Estudiosos, pesquisadores e líderes de muitas organizações da sociedade civil também estão concebendo este período como o tempo para uma Macro Transição da nossa civilização.  

O PAPEL DA EDUCAÇÃO
A educação, envolvendo aprendizagem, comunicação, produção cultural, família e desenvolvimento de comunidades, e concebida como um processo social amplo, difuso e contínuo, tem um papel central nesta transição.  

A REDE GLOBAL  

EMPODERAMENTO
A Rede Global de Educação para a Paz vem se desenvolvendo como uma comunidade mundial de aprendizagem e ação. Seu objetivo prático é o empoderamento de cada um de seus participantes através do desenvolvimento do conhecimento e da exemplaridade de suas ações.  

INTERAÇÕES
Ela promove a interação presencial e virtual de pessoas e a cooperação entre as instituições envolvidas com os programas e projetos de Educação para a Paz.

FORMAÇÃO DE CONSENSO
Ela está desenhada para funcionar como um espaço para o diálogo, investigação, “insights”, formação de consenso capaz de ajudar o processo de mudança que a humanidade necessita.  

O ENCONTRO

CIDADANIA PLANETÁRIA
A edição 2002 do “Encontro da Rede Global de Educação para a Paz” é dedicada à Construção de uma Cultura de Paz e ao Desenvolvimento da Cidadania Planetária. Acontecerá em São Paulo de 7 a 11 de outubro.

NOVAS BASES
Para este evento estamos convidando pessoas que estejam envolvidas em projetos significativos sobre “Educação para a Paz”,  considerada como um amplo processo planetário comprometido com a construção das bases de uma nova civilização, mais saudável e mais feliz.

200 PROJETOS SOBRE EDUCAÇÃO, FAMÍLIA,
E COMUNIDADE

200 projetos inovadores sobre escolas, desenvolvimento de professores, comunicação, produção cultural, família e comunidade serão expostos nos três primeiros dias. Um “Livro de Aprendizagem” será produzido a partir das apresentações e discussões.

CULTURA DE PAZ E GOVERNANÇA GLOBAL
A formação de consenso sobre  princípios, diretrizes e ações institucionais serão o foco dos dois últimos dias do encontro de 2002. O papel da cultura e da educação para a Governança Global será o tópico central para as conferências magnas e para os painéis sobre mídia, religiões  mundiais, organizações internacionais e instituições educacionais.